Fasano Turismo Travel Blog África Vermelha Mundial de Clubes 2010 Youtube CasalPix
©2017 Raul Antonio Fagundes Valls. Todos os direitos reservados. Manutenção: Webfront

Peru e Bolívia

Dados gerais

Peru

  • Capital: Lima
  • Idiomas: espanhol, aymara (zona de Puno, Lago Titicaca) e quéchua (nas montanhas)
  • Moeda: sol (1 US$ = 3,50)
  • Horário: -2GMT
  • Web site: http://www.peru.org.br (melhor site para o Peru)

Viajei ao Peru e Bolívia na Semana Santa de 97. Convidei meu filho Martin, um adolescente de 14 anos e um amigo, o agrônomo Conrado Gomes, para acompanhar-me. Sempre me seduziu a aura de magia e mistério que envolvia a mais importante cultura pré- colombiana da América do Sul - os Incas -, e antes de encerrar meu livro queria viver essa experiência.

  • Roteiro: viajamos via Varig de Porto Alegre a São Paulo, depois Santa Cruz de la Sierra - Lima - Cuzco - Vale Sagrado dos Incas - Machu Picchu - Puno - Copacabana - Cruze do Lago Titicaca - Ilha do Sol - La Paz - Tiahuanaco.
  • Duração: 10 dias
  • Agência: Aplub Turismo

Breves notas e dados de interesse

Lima

Fundada em 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, está situada às margens do rio Rimac e na costa do Oceano Pacífico. Foi mais tarde capital do Vice-Reinado mais importante do Novo Mundo. Chamada por Pizarro “Ciudad de los Reyes”, conserva com orgulho seus conventos e casarões coloniais, símbolos de seu passado histórico e cultural. Seu nome provém da palavra aymara limac (flor amarela). Seu Centro Histórico, formado pela Catedral - onde se encontram os restos de Pizarro, a Igreja de San Francisco - com suas catacumbas de mais de 300 anos, e Santo Domingo, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. A Plaza de Armas e o Museu do Ouro merecem também uma visita.

Os bairros mais elegantes da capital peruana, reduto de artistas e da vida noturna, são Barranco, Miraflores e San Isidro.

  • Nos hospedamos no Gran Hotel Miraflores (****), casino, ginasio, piscina.
    Fax: 511-4465518
    Dica: se for em excursão escolha um hotel num desses bairros.

Cuzco

Capital arqueológica da América, sendo considerada pelos Incas como o “umbigo do mundo”. Foi proclamada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Tem 90 mil habitantes.

O Centro Histórico formado pela Plaza de Armas, Catedral, Convento de San Domingo e Iglesia de la Compañia nos transportam a tempos imemoriais. Lá, junto com fiéis do mundo inteiro, assisti às comemorações da Semana Santa. Foi emocionante.

Nos arredores de Cuzco se encontram as fortalezas de Sacsayman, Ollantaytambo, as terraças de Pisac, o Vale Sagrado dos Incas e os incomparáveis edifícios de Machu Picchu.

  • Hotel El Dorado Inn (****)
    Fax: 084-240993
    Dica: tome chá de coca e masque bastante para evitar o apunamento (mal del soroche).

Machu Picchu

É o exemplo mais esplêndido das realizações arquitetônicas da arte incaica. Situada a 120Kms de Cuzco e a 2.350msnm, seus edifícios e terraços foram dispostos como o ninho de um condor, no topo das escarpas, de tal forma que não puderam ser vistos pelos homens de Pizarro, salvando esta obra grandiosa da destruição. Machu Picchu na língua quéchua significa montanha velha. Foi descoberta pelo arqueólogo americano Hiram Bigham em 1911( Yale, USA), e decretada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

O percurso de Cuzco a Machu Picchu é feito em trem, com duração de 3 horas, até a Estação de Puentes Ruínas. Dessa estação partem lotações que, por um trajeto ascendente de 8Kms, bordeando precipícios, chegam até o topo da montanha. Os mais aventureiros percorrem a famosa trilha inca (duração de três dias ou 5 dias).

No dia que a visitamos havia muita névoa e as nuvens estavam ao nosso alcance. Depois de percorrer por quase três horas as ruínas encravadas no penhasco cheias de enigmas e mistérios, até hoje indecifráveis, uma sensação de bem estar envolve a todos. A Cidade Sagrada dos Incas é um lugar mágico e de grande intensidade espiritual. Emociona a todos que a visitam.

Puno - Lago Titicaca - Ilha do Sol

Puno é a porta de entrada para o mundo de lendas e mistérios das civilizações que cresceram às margens do lago Titicaca. Está situada a 3880msnm e tem 80.000 habitantes. Seus habitantes são descendentes dos aymaras e tiahuanacotas. Por sua riqueza em folclore é considerada “A Capital Folclórica do Peru”. O Titicaca é o lago sagrado dos Incas (o lago navegável mais alto do mundo, 3.808msnm, com 194Km´s de comprimento e largura média de 65Km´s e profundidade máxima de 25m). Lá habitam os índios Uros, descendentes dos povos mais antigos da América. Eles constroem suas casas na superfície do lago (Ilhas Flutuantes dos Uros), feitas de totora, um junco que serve de alimento, para fazer embarcações e com seu trançado construir a base de suas ilhas.

Navegamos pelo Titicaca em catamarã para conhecermos A Ilha do Sol. A Ilha Mãe do Império Inca é um lugar cercado de mitos e mistérios e que guarda tradições que não se perderam com o tempo. Diz a lenda que no Titicaca criou-se o mundo. E que de lá saíram os primeiros Incas: Manco Capac e sua jovem mulher Mama Ocllo. Guiados pelo Deus sol, foram em busca de terras férteis, assentaram território e fundaram a capital do império Inca, Cuzco, no Peru. Na costa norte da ilha está a Pedra Sagrada, o Templo do Sol e a Fonte da Juventude.

Titicaca significa “jaguar” na língua aymara: titi (gato montanhês da região) e caca (pedra).

  • Hotel de Puno: Isla Esteves (****)
    Telefone: 5154724
    Localização privilegiada para visitar as atrações do lago (fica bem em frente ao lago).
    Dica: vá até às margens do lago e contrate seu próprio guia.

Dados gerais

Bolívia

  • Capital legal: Sucre
  • Sede do governo e administrativa: La Paz
  • Idiomas: espanhol,aymara e quéchua
  • Moeda: boliviano
  • 1 dolar: 7.20
  • Hora local: 1 hora a menos em relação a Brasilia
  • www.titicaca.com - melhor site para a Bolivia

La Paz

Foi fundada por Alonso de Mendoza em 1548. É conhecida como a capital mais alta do mundo (o aeroporto de El Alto se encontra a 4.100 msnm). Tem ao redor de um milhão de habitantes, em sua maioria nativos aymaras e quéchuas. A Igreja de San Francisco, suas empinadas ruelas coloniais e seus típicos mercados de artesanias indígenas para mim são seus principais atrativos. No mais famoso, o Mercado de las Brujas, encontramos desde excelentes produtos de lã (llama, alpaca ou vicunha) até kits básicos para despacho.

Não parta de La Paz sem visitar uma de suas peñas folclóricas. A capital boliviana tem como paisagem de fundo o pico nevado do Monte Illimani, como um guardião da cidade.

  • Excursões: Valle de La Luna e Tiahuanaco.
  • Hotel de La Paz- Hotel Gloria - Fone: 591-2-370010

Tiahuanaco

A área arqueológica de Tiahuanaco (aymara: lugar dos animais) está situada a 70Km´s de La Paz (3.845msnm), às margens meridionais do lago Titicaca (lado boliviano). É a cultura mais antiga e importante do período pré colombiano(1500 a 2000 anos AC).

O Palácio de Kalasassaya, a Pirâmide de Akapana, La Puerta del Sol e o Monolito Ponce são os maiores atrativos das ruínas.