Fasano Turismo Travel Blog África Vermelha Mundial de Clubes 2010 Youtube CasalPix
©2017 Raul Antonio Fagundes Valls. Todos os direitos reservados. Manutenção: Webfront

Patagônia Austral, Argentina

Patagônia Austral, El Calafate
Parque Nacional Los Glaciares, El Chaltén

 clique para aumentar 
O Glaciar Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno

“Hay lugares en los que usted se queda y lugares que quedan en usted”

Há muito tempo pensava em conhecer a Patagônia Austral e uma das mais imponentes geleiras do mundo, o Glaciar Perito Moreno, ponto turístico obrigatório para o turismo internacional. O nome evoca o ilustre explorador da Patagônia, Francisco Pascacio Moreno.

 clique para aumentar 
O Glaciar Perito Moreno, de outro ângulo
O Glaciar Perito Moreno, de outro ângulo

Decidi viajar depois de ler um artigo no diário La Nación, de Buenos Aires, intitulado “Fascinación por el glaciar”, datado de fevereiro de 2004, que relatava que o glaciar Perito Moreno voltaria a quebrar-se naquele ano, como não sucedia desde 1988, causando uma forte expectativa turística.

Iniciamos nossa viagem no recém inaugurado aeroporto de El Calafate, pequena vila turística de apenas 6.000 habitantes, que é a cidade base para se visitar as geleiras e o povoado de El Chaltén, considerada Capital Nacional do Trekking. A pequena cidade tem uma atmosfera cosmopolita devido a grande quantidade de visitantes de todo mundo. O Parque Nacional de los Glaciares, situado nos Andes Austrais, a sudoeste da província de Santa Cruz, possui uma superfície de aproximadamente 600.000ha. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade em 1981 por sua beleza, interesse geológico e riqueza de sua flora e fauna. O contraste do verde dos bosques de ciprestes, o ocre das escarpas rochosas, o azul das águas dos lagos Viedma e Argentino e o branco dos picos nevados, formam uma paisagem de beleza contundente. No lago Argentino, com superfície de 1400Km2, terminam várias geleiras: Perito Moreno, Upsala e Spegazzini. A mais famosa delas é o Glaciar Perito Moreno com 195Km2 de superfície, 4Km´s de frente, 30Km´s de comprimento e de 40 a 60 metros de altura.

O Glaciar Perito Moreno deve sua fama a seus contínuos movimentos. O processo de ruptura da geleira se produz quando esta avança sobre a Península de Magallanes até formar um dique natural de gelo que fecha o passo das águas do Brazo Rico até o Canal dos Témpanos. Em qualquer época do ano surpreendem seus constantes desmoronamentos de enormes blocos de gelo que se fragmentam em icebergs (témpanos). A última vez que se deu o fenômeno foi em março de 2004.


Ao fundo a geleira

Três dias são o mínimo que se necessita para ver as principais atrações da região. Um dia para o safári lacustre em modernos catamarãs pelo lago Argentino, no segundo dia fazer o mini-trekking na geleira e no último dia ir até o povoado de El Chaltén para um trekking, e deleitar-se com o desafiador cume nevado do Monte Fitz Roy 3.405msnm.

Caso tiveres mais tempo, visite uma típica estância patagônica. Em El Calafate nos hospedamos no simpático Hostal Patagônico Amancay, gentilmente atendido por um casal de portenhos.

Hostal Patagônico Amancay

  • Endereço: Gov. Gregores, 1457. El Calafate, Santa Cruz
  • Web site: http://www.losglaciares.com/amancay
  • e-mail: amancayhostal@fibertel.com.ar

Outras opções

  • Patagônia Hostel: o maior, melhor e mais moderno Hostel da Argentina - Endereço: Gov. Moyano 1296 - Web site: http://www.hostelbookers.com - Acesso à internet
  • Hotel turístico Los Lagos (cat A) - Endereço: 25 de mayo 220 - Telefone: 491170 - Fax: 491347
  • Hosteria Menlen - Telefone: 492982 - Fax: 490982
  • Hotel Posada los Alamos - Telefone: 2902-491144
  • Los Notros: em frente ao Perito Moreno - Endereço: Ruta Provincial 11 - Telefone: 2902–499510

Conselho: se não está de carro, alugue. É um luxo imprescindível, para gozar a pleno a vista da geleira, sentado nas passarelas após a partida de todos os ônibus.

Informações úteis

  • A temporada alta vai de outubro a início de março. Faça reservas.
  • O aeroporto de El Calafate está a 17Km do povoado e o serviço de transfer é ótimo.
  • O povoado está a 40Km de Puerto Banderas, onde iniciam todas as excursões pelo lago Argentino.
  • O glaciar Perito Moreno está a 78Km de El Calafate, e o povoado de El Chaltén está a 220Km.
  • Realizamos as excursões lacustres com Solo Patagônia.