Iniciei meu trabalho na comunidade de Lenkisem, na região do semiárido, Kenya, em 2010, através da ajuda e competência do argentino Justo Casal, licenciado em Direitos Humanos pela Universidade de Birminghan, Inglaterra. Esta Comunidade Maasai, hoje seminômade, é composta de doze mil membros e, seguindo sua tradição, vive do pastoreio de seu rebanho de vacas, ovelhas e cabras. É um povo de paz e extremamente zeloso do futuro de suas crianças. Quando lá estive, pela primeira vez, fui atendido com muito carinho e me mostraram as precárias condições em que seus filhos tomavam aulas de inglês, debaixo de uma acácia, cercados de arbustos secos e espinhosos para protegê-las dos predadores. O arremedo improvisado de escola estava localizado num ponto equidistante das diferentes aglomerações, para evitar que o trajeto fosse muito longo para elas. Naquele momento em que, em cerimônia festiva da comunidade, faziam suas reivindicações, seu líder espiritual pediu que eu os ajudasse a construir uma pequena creche, onde as crianças pudessem estudar protegidas do sol e da chuva. Comentou também, que essas crianças necessitavam de água, pois o único poço artesiano estava localizado há vários quilômetros de distância, junto do núcleo principal da comunidade.
Em dois anos de trabalho, em parceria com Rotary International, empresários uruguaianenses e a ajuda do Interagir, na doação de material esportivo, conseguimos ajudar os Maasais a construir em 2011 a Creche Uruguaiana, e, em 2012, a Creche Paul Harris. Pretendemos com o lançamento do Projeto “Água Para as Crianças Maasai” levar nossa solidariedade, como um resgate de séculos de escravidão, que tanto nos envergonha e que contribuiu para destruir o tecido social do povo africano.
Acredito que com a ajuda do Rotary International e a torcida colorada, clube do povo, focando nosso trabalho entre o grupo de Médicos e Empresários Colorados, conseguiremos levar algo tão importante para a saúde e o desenvolvimento dessas crianças africanas.
Conto, nessa campanha, com a ajuda de duas lideranças importantes de minha cidade: o médico oncologista, Dr. José Adir Muller, colorado, sempre envolvido como voluntário nas causas humanitárias e do ex-governador de Rotary International, Sr.Lauri Kotz, também colorado, com relevantes serviços prestados à causa rotária.
Temos também o apoio na mídia esportiva dos jornalistas e comunicadores Dorotéo Fagundes, Kenny Braga e Adroaldo Guerra Filho (Guerrinha).
Acredito no Projeto por sua transparência, pela credibilidade dos parceiros e por seu histórico.
Conto com vocês!
Raul Antonio Fagundes Valls